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A revolução digital provocou – e ainda provoca – mudanças significativas na rotina dos mais variados setores da economia. E isso não seria diferente com as corretoras e seguradoras, que de anos para cá, vem se transformando em uma indústria cada vez mais moderna, dinâmica e inteligente.
Além disso, o que já era tendência nesse mercado, simplesmente se impulsionou durante a pandemia e proporcionou uma verdadeira transformação digital nos mais variados processos, serviços e soluções oferecidas pelas corretoras e seguradoras.
E para entender melhor que tipos de transformação digital têm redesenhado essa indústria, nós preparamos este post com alguns dados, informações e dicas relevantes sobre o tema.
Sendo assim, vamos direto aos pontos. Boa leitura!
O uso da IA nas corretoras e seguradoras tem sido fator de diferenciação crucial nos serviços de corretoras e seguradoras no Brasil e no mundo.
Essa transformação digital tem início, por exemplo, na jornada de atendimento dos clientes, no qual, hoje, a comunicação dessas empresas com seus segurados passou a ganhar novos canais de interação.
Na prática, além do convencional atendimento via telefone, corretoras e seguradoras conseguem atualmente tratar seus chamados via WhatsApp, aplicativos, chatbots, SMS, e-mail etc.
Pegando um exemplo prático, um artigo recente destaca que, até dois anos, a Porto Seguro utilizava suas vias telefônicas como único canal de interação em seus chamados e, hoje, 40% disso já é feito por outras ferramentas mais dinâmicas.
Visando isso, operadoras de telefonia passaram a oferecer plataformas Omnichannel muito mais completas e diversificadas para que seus parceiros possam amplificar seus canais de atendimento.
Aproveitando o gancho acima, um outro exemplo de transformação digital nas corretoras e seguradoras tem sido o investimento estratégico para aperfeiçoar seus canais online.
Estima-se que o uso de meios digitais nos serviços dessas empresas foi capaz de aumentar cerca de 52% o volume de vendas em 2020, em uma comparação com o mesmo período no ano anterior, o que supera a marca de mais de R$ 1 bilhão movimentado.
Exemplos práticos desse aperfeiçoamento dos canais digitais são: possibilidade de contratos online, avisos de sinistros via internet, assinaturas digitais, aplicativos e portais para interação com o cliente etc.
Um outro fator crucial da transformação digital em corretoras e seguradoras é o advento de sistemas inteligentes para a gestão de atendimento, em especial, dos chamados em aberto.
Com a pulverização de novos canais de interação com o público, como bem destacamos no primeiro tópico, é natural que as demandas de chamados também aumentem e se tornem mais fáceis para o cliente.
Junto a isso, é fundamental que as corretoras e seguradoras consigam administrar esses pedidos de forma organizada e estratégica. E assim, novas soluções para gestão de atendimento surgem no mercado, como softwares integrados às plataformas de comunicação e ao call center, capazes de mensurar, monitorar, priorizar chamadas e otimizar as ligações e respostas ao público.
Em resumo, esses são alguns dos principais destaques dessa transformação digital nas corretoras e seguradoras, que têm permitido redesenhar a rotina de atendimento e serviços dessa indústria, não apenas proporcionando mais agilidade e praticidade na comunicação, mas também agregando redução de custos, segurança e, principalmente, mais experiências positivas ao cliente.
Quer conhecer essas e outras soluções na prática? Então, acesse o site da Agil Telecom e confira algumas das ferramentas e propostas desenvolvidas pela empresa.
(Imagem: divulgação)