https://agiltelecomsp.com.br/
Nos últimos anos, diversas empresas viram oportunidades na migração de suas operações para nuvem e esse movimento contínuo nos ajuda a vislumbrar algumas das principais tendências da Cloud para 2022 e, consequentemente, para os próximos anos.
E se você já atua na área ou quer entender como sua empresa pode usufruir dessas novidades, não deixe de conferir as dicas até o final do artigo.
Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto às 5 principais tendências da Cloud para 2022. Boa leitura!
Mesmo em 2021, muitas empresas já decidiram em escolher soluções Cloud baseadas em mais de um operador, o que pode se chamar de cenários ou ambientes multicloud ou cloud híbrida.
A ideia dessa estratégia é justamente prover melhores resultados para cada solução implementada, seja em níveis de desempenho, performance, adaptabilidade e, claro, retornos financeiros.
De acordo com pesquisas da Gartner e IDC, cerca de 75% das empresas de médio e grande porte já apostam nessa tendência e a expectativa é de que este número chegue a casa dos 90% para 2022.
Cada vez mais, as empresas precisam de soluções capazes de reduzir gargalos e falhas em suas operações, visando garantir melhor desempenho e menos riscos inerentes aos seus dados.
Dessa forma, os ambientes se tornam ainda mais complexos e o investimento em compliance, segurança cibernética e gestão eficiente são fatores indispensáveis e, sem dúvidas, umas das principais tendências da Cloud para 2022.
Outra expectativa entre as tendências da Cloud para 2022 é o crescimento de investimentos gerenciais em nuvem pelas empresas.
Em números mais exatos, a Gartner prevê que, pelo menos, 60% das companhias passem a usar serviços e soluções de gestão na nuvem, e boa parte disso estaria relacionada ao controle de custos e gastos da empresa.
Quase que como um gancho do tópico acima, ao estimar que as empresas terão seus controles de custos mais aprimorados nos próximos anos, acredita-se também que haja uma busca por serviços mais especializados, estratégicos e específicos.
Assim, entre as tendências da Cloud para 2022, pode-se destacar um significativo crescimento de tecnologias On Demand, desenvolvidas especificamente para atender as necessidades de cada empresa ou setor.
Por fim, seguindo o cenário crescente dos últimos anos, a migração de soluções de telefonia para nuvem deve ser fortalecer ainda mais em 2022 e nos próximos anos.
Muito disso tem a ver com a chegada da tecnologia 5G, o que vai possibilitar sistemas ainda mais eficientes e robustos para a comunicação empresarial, sem a necessidade do uso – e custos – de linhas telefônicas.
Assim, as empresas podem prover atendimento omnichannel, com excelente performance, redução de custos, flexibilidade e praticidade para colaboradores e usuários desses sistemas.
Em resumo, essas são as 5 principais tendências da Cloud para 2022 e como a migração de soluções para nuvem tende a se reforçar, agregando mais tecnologia, eficiência e desempenho para a gestão dos negócios.
Gostou das dicas? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e ajude a difundir essas informações.
(Imagem: divulgação)